Andreia Munik, Úrsula Quaresma e Roberto Souza são os finalistas do Concurso Novos Talentos

Em uma locação maravilhosa, nos jardins do Museu Carlos Costa Pinto, seis estilistas – Lívia Chaves, Roberto Souza, Andreia Munik, Silvia Cristina, Luiz Claudio Vasconcellos e Úrsula Quaresma da Silva – disputaram um lugar entre os finalistas do Concurso Novos Talentos 2012/2013, realizado pelo Shopping Barra, que acontece no próximo ano.

Classificados

Uma equipe de jurados, formada por profissionais do setor de moda e jornalistas, foi a responsável pela a escolha. Úrsula Quaresma conquistou os convidados com uma coleção lúdica infantil. A proposta conceitual da estilista foi apresentar fadas contemporâneas que gostam de moda com atitude, inspiradas nas cores, formas e volumes dos gostosos cupcakes. Na cartela de cores, chiclete (rosa), menta (verde), cereja (vermelho) e suspiro (branco). Deu água na boca!

Andreia Munik buscou inspiração na Art Déco, termo de origem francesa que se refere a um estilo decorativo que se afirma nas artes plásticas, artes aplicadas – design, mobiliária e decorações – e arquitetura. A coleção apresentou modelagens retas e grafismos. O tecido usado foi o cetim de algodão e na cartela de cores, tons pastel contrastados com cores vibrantes.

O terceiro finalista, Roberto Souza, buscou referências na África – nas tribos surmas, ndebele e tribo do vale do rio Omo – para criar looks com a forte presença étnica. As modelos tiveram seus rostos pintados e usaram ainda adereços extravagentes. Foi utilizado como base o tecido de algodão ecológico. Para as peças estampadas, foram aplicadas técnicas de pintura manual.

Concorreram ainda…

Lívia Chaves levou à passarela seu Projeto Divas: Mulheres Reais, explorando o universo plus size com shapes que valorizam o corpo, além de make-up e cabelo inspirados nos rostos femininos do cinema clássico.

Luiz Cláudio de Vasconcelos se inspirou no barroco e na alta costura. O interessante foi a misuta de tecidos nobres com materiais recicláveis domésticos, descartes de confecções e de decorações. A proposta é transformar o ”lixo” no belo, trash  le luxe!

Silvinha Costa apresentou o Projeto Orquídea Negra com referências nos anos 20. A coleção foi desenvolvida associando tecidos negros a estampas sutilmente coloridas, baseadas na pintura abstrata do alemão Paul Klee, reinterpretada pelo designer Renatinho da Silveira.

Aládio Marques

Para fechar a manhã dos novos talentos, Aládio Marques, estilista vencedor da edição 2011/2012 do concurso, desfilou sua coleção primavera-verão inspirada na cultura dos antigos egípcios, nos tradicionais rituais de mumificação de animais que eram feitos com muito primor. As bandagens de linho formavam desenhos geométricos que lebravam linhas, xadrez e diamantes. As cores exploradas pelo estilista, que participará em abril no Dragão Fashion em Fortaleza, foram os tons nude das areias do deserto, o rosa do crepúsculo egípcio em contraste com cores cítricas dos répteis do Saara.

 

Créditos das fotos: Ângelo Fontes e Gina Reis.

Anúncios

2 thoughts on “Andreia Munik, Úrsula Quaresma e Roberto Souza são os finalistas do Concurso Novos Talentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s