Os trabalhos de criativos nacionais selecionados pelo Prêmio Estampa Brasil Renner, que compõem a Exposição Alma Brasileira, podem ser vistos até 02 de novembro, no 4º piso do Shopping Barra. A mostra inédita no Norte e Nordeste é resultado da primeira edição do concurso nacional promovido pela loja de departamento Renner e pelo Ministério da Cultura, através de incentivos da Lei Rouanet.
Estudantes, artistas, profissionais de design e interessados foram convidados a explorarem seu repertório criativo para criar estampas inspiradas na “Alma Brasileira”. O Prêmio foi dividido em cinco categorias: Alma Brasileira das Pessoas, Alma Brasileira da Rua, Alma Brasileira da Flora, Alma Brasileira da Fauna e Alma Brasileira do Artesanato.
A designer baiana Juliana Rabinovitz ganhou em duas categorias: Alma Brasileira das Pessoas e Alma Brasileira da Rua.
Em 2º lugar na categoria Alma Brasileira das Pessoas com a estampa Mistura, inspirada nas origens do povo brasileiro pela miscigenação das raças, ilustrada pelo encontro e mistura de “cabeças” que simbolizam cada raça. A estilista utilizou a técnica de ilustração manual com pincel esferográfico e posterior manipulação e arte-finalização digital.
Na categoria Alma Brasileira da Rua, Juliana conquistou o 3º lugar com a estampa Qualpentequetepenteia, estampa inspirada na cena pitoresca típica dos pequenos comércios informais de rua. A estampa foi ilustrada através da técnica de montagem fotográfica (fotografias de autoria própria).
Outro baiano, Vinícius Cerqueira, ilustra as páginas do livro Alma Brasileira, que compõe o memorial do projeto. Com a estampa Linha, Vinícius referencia a arte Marajoara a partir de traços mais modernos que caracterizam a cerâmica criada na região.
O livro Alma Brasileira reúne o trabalho de todos os finalistas das cinco categorias do concurso.
A publicação tem textos assinados pelo jornalista Ricardo Bueno, que traz histórias da estampa, uso de pigmentos, técnicas, tecnologias contemporâneas exploradas na criação de estamparias, além de falar sobre a estampa no Brasil.
Nas 152 páginas da edição, há ainda uma entrevista exclusiva com a renomada designer de superfícies e consultora de cores Renata Rubim, que também foi uma das juradas do Prêmio Estampa Brasil.
Vale muita a pena a visita!
.