Exposição Alma Brasileira

Os trabalhos de criativos nacionais selecionados pelo Prêmio Estampa Brasil Renner, que compõem a Exposição Alma Brasileira, podem ser vistos até 02 de novembro, no 4º piso do Shopping Barra.  A mostra inédita no Norte e Nordeste é resultado da primeira edição do concurso nacional promovido pela loja de departamento Renner e pelo Ministério da Cultura, através de incentivos da Lei Rouanet.

Estudantes, artistas, profissionais de design e interessados foram convidados a explorarem seu repertório criativo para criar estampas inspiradas na “Alma Brasileira”.  O Prêmio foi dividido em cinco categorias: Alma Brasileira das Pessoas, Alma Brasileira da Rua, Alma Brasileira da Flora, Alma Brasileira da Fauna e Alma Brasileira do Artesanato.

A designer baiana Juliana Rabinovitz ganhou em duas categorias: Alma Brasileira das Pessoas e Alma Brasileira da Rua.

Em 2º lugar na categoria Alma Brasileira das Pessoas com a estampa Mistura, inspirada nas origens do povo brasileiro pela miscigenação das raças, ilustrada pelo encontro e mistura de “cabeças” que simbolizam cada raça. A estilista utilizou a técnica de ilustração manual com pincel esferográfico e posterior manipulação e arte-finalização digital.

Mistura  por Juliana Rabinovitz

Mistura por Juliana Rabinovitz

Na categoria Alma Brasileira da Rua, Juliana conquistou o 3º lugar com a estampa Qualpentequetepenteia, estampa inspirada na cena pitoresca típica dos pequenos comércios informais de rua. A estampa foi ilustrada através da técnica de montagem fotográfica (fotografias de autoria própria).

Qualpentetepenteia por Juliana Rabinovitz

Qualpentetepenteia por Juliana Rabinovitz

Outro baiano, Vinícius Cerqueira, ilustra as páginas do livro Alma Brasileira, que compõe o memorial do projeto. Com a estampa Linha, Vinícius referencia a arte Marajoara a partir de traços mais modernos que caracterizam a cerâmica criada na região.

Linha por Vinícius Cerqueira

Linha por Vinícius Cerqueira

O livro Alma Brasileira reúne o trabalho de todos os finalistas das cinco categorias do concurso.

A publicação tem textos assinados pelo jornalista Ricardo Bueno, que traz histórias da estampa, uso de pigmentos, técnicas, tecnologias contemporâneas exploradas na criação de estamparias, além de falar sobre a estampa no Brasil.

Nas 152 páginas da edição, há ainda uma entrevista exclusiva com a renomada designer de superfícies e consultora de cores Renata Rubim, que também foi uma das juradas do Prêmio Estampa Brasil.

Vale muita a pena a visita!

 

 

.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s